( 25/10/2016 )– em português

     » N°1-B — KARL MARX « 

 

Em 1843, Marx casou, em Kreuznach, com Jenny von Westphalen, uma amiga de infancia com a qual estava noivo desde estudante. Jenny vinha duma familia aristocratica tradicional. O seu irmão mais velho chegou a Ministro do Interior da Prussia, na época extremamente reaccionaria de 1850 a 1858.

No Outono de 1843, Marx deslocou-se a Paris para editar, no estrangeiro, uma revista radical, com Arnoldo Ruge ( 1802-1880 ) — um hegeliano de esquerda que foi preso entre 1825 e 1830, tendo imediatamente emigrado e tornando-se bismarkediano de 1866 a 1870.

Desta revista so apareceu o primeiro numero, intitulado  » Os Anais Franco-Alemães « , dadas as dificuldades de a divulgarem clandestinamente ( na Alemanha ) e por divergencia com Ruge. Nos artigos que nela publicou, Marx aparece jà como o revolucionario  que proclama << A Critica Implacavel de Tudo o que Existe >> e, especialmente << A Critica das Armas >>, onde faz apelo às Massas e ao Proletariado.

Em Setembro de 1844, Friedrich Engels veio passar alguns dias em Paris, onde encontra Marx e a partir daqui eles tornaram-se dois verdadeiros amigos.

Ambos tomaram parte à vida intensa parisiense que era preenchida pelos grupos revolucionarios. Particularmente importante era, então, a doutrina de Proudhon, sobre que Marx vai dissecar  na sua  » Miseria da Filosofia « , publicada em 1847; Ao mesmo tempo, Marx combate as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês e, com F. Engels, elaboram a teoria e a tactica do Socialismo Proletario Revolucionario, ou  » comunismo  » ( marxismo ).

Em 1845, a pedido do governo da Prussia, Marx foi expulso de Paris, enquanto revolucionario perigoso. Ele parte instalar-se em Bruxelas.

Na Primavera de 1847, Marx e Engels filiam-se na sociedade secreta da  » Liga dos Comunistas « , onde vão desempenhar o papel principal, no Segundo Congresso da Liga dos Comunistas  —  Novembro de 1847, em Londres . A Pedido do Congresso, eles redigiram o celebre  » Manifesto do Partido Comunista « , que foi publicado em Fevereiro de 1848.

Esta obra expõe com destacavel clareza e vigor o novo conceito do Mundo, o Materialismo Consequente extenso à vida social, a Dialectica ( a ciencia mais vasta e mais profunda da evolução ), a teoria da Luta de Classes e do Papel Revolucionario do Proletariado ( inscrito na Historia Universal ), criador duma nova sociedade — da sociedade futuramente Comunista.

Quando rebentou a revolução de Fevereiro de 1848, Marx foi expulso da Belgica. Regressa a Paris, que é obrigado a deixar apos a revolução de Março, vendo-se forçado a regressar à Alemanha para tentar fixar-se em Colonia. Foi aqui que surgiu ( entre o 1° de Junho de 1848 e o 19 de Maio de 1849 ) a  » Nova Gazeta Renania « , da qual marx foi redactor-chefe.

A nova teoria ficou brilhantemente confirmada no decurso dos acontecimentos revolucionarios de 1848-1849 e, em seguida, por todos os movimentos proletarios e democraticos, nos varios paises do mundo.

Todavia, re-vinda a contra-revolução, esta traduziu Marx em justiça ( foi liberto em 09 de Fevereiro de 1849 ),concluindo por o explusar definitivamente da Alemanha, em 16 de Maio de 1849. Primeiramente, Marx procura refugiar-se em Paris, donde é tambem expulso apos a manifestação operaria de 13 de Junho de 1849. Para se refugir, resta-lhe Londres, onde vai viver até ao fim dos seus dias.

( a continuar na Quinta-feira, dia 03 de Novembro de 2016, com  » N°1-C  » )

Escreva-nos para:

  1. uniondespeuples@outlook.com
  2. jose.rochadafonseca@sfr.fr

 

Leiam tambem:

« PRELUDIO-A-KARL-MARX  » ( em português )

 » MARX PARA LEIGOS  » ( em português )

 » MARX POUR DEBUTANTS  » ( en français )

in

http://principios-marxistas.over-blog.com

 

Laisser un commentaire